5 programas para obter informações sobre hardware

Trabalhando com TI ou simplesmente fazendo uso de seu micro pessoal, é sempre bom saber as especificações detalhadas do hardware do seu micro, tanto para monitorar o desempenho do mesmo, quanto para saber se o mesmo é capaz de rodar um programa específico, ou para encontrar drivers para seus dispositivos.

Os programas abaixo podem ser utilizados para descobrir tais informações.

Speccy [Download]

Software da Piriform, desenvolvedora privada de softwares de informações e desempenho de micros. O Speccy é gratuito (na versão “Home”) e mostra informações bem detalhadas sobre o hardware do micro. Ele mostra informações sobre todos os dispositivos instalados em seu micro, como Placa-mãe, HD’s, Processador e memória. Ele mostra até mesmo informações sobre teclado, mouse e dispositivos conectados a uma porta USB.

Everest [Download]

Ele é uma versão atualizada do antigo AIDA32. O AIDA 32 era basicamente um software gratuito que mostrava diversas informações sobre o hardware do micro, a ideia era tão boa que foi comprada e virou o EVEREST, o qual é pago e possui recursos melhorados.

Assim como o Speccy, ele mostra informações sobre todos os dispositivos instalados no micro, porém tem recursos extras, como testes onde pode-se comparar o desempenho do processador e da memória do seu micro com outros micros testados pelos desenvolvedores do Everest

Cpu-z [Download]

O CPU-Z mostra informações sobre processador, placa-mãe, memória e placa de vídeo. É gratuito, leve e fácil de usar.

Gpu-z [Download]

O Gpu-z mostra informações detalhadas sobre sua placa de vídeo. Quantidade e velocidade de memória, taxa de bits comunicação, velocidade do processador de vídeo entre outras informações diversas.

Pc Wizard [Download]

Da mesma desenvolvedora do CPU-Z, é um concorrente do Everest, traz informações sobre diversos dispositivos de hardware de seu micro e também possui testes comparativos.

Leave a Reply