Chega de trocar IP fixo, utilize endereços ip’s estáticos no servidor DHCP

Trabalhei por um período em uma empresa que tinha diversas unidades e alguns usuários com notebooks necessitava utilizar a rede sem fio em seus notebooks e o procedimento para acessar a rede era orientar o usuário a alterar manualmente o endereço IP da placa de rede wireless, o que não é um procedimento muito fácil de se explicar para usuários muito leitos.

Então decidi entregar a solução ao meu gerente, criar leases estáticos no servidor DHCP de cada unidade, assim a placa de rede wireless dos usuários teria configuração fixa para obter o endereço IP automaticamente e em cada loja que eles fossem bastava conectar-se a rede sem fio e o servidor DHCP (SonicWall) iria entregar sempre o mesmo endereço IP para a placa com endereço MAC cadastrado.

O uso de endereços estáticos no servidor DHCP além de permitir que um dispositivo adquira sempre o mesmo endereço IP em cada unidade e excluindo a necessidade de alterar o IP manualmente, permite uma maior segurança na rede, tendo em vista que se um dispositivo não estiver com o endereço MAC cadastrado ele não irá entrar na rede, desde que o servidor DHCP tenha apenas entradas estáticas. Se o servidor DHCP tiver um range dinâmico configurado qualquer dispositivo com endereço MAC não cadastrado irá adquirir endereço IP assim que se conectar a rede wireless.

O problema foi resolvido, a demanda dos técnicos da empresa para este atendimento caiu entre 90 e 95% (Ainda existiam alguns chamados de dúvida de conexão a rede sem fio) e a satisfação dos usuários aumentou bastante!

Leave a Reply