Como descobrir o nome e o ip de um computador – PC Nome

Quem já trabalha com suporte de micros em rede, com certeza já ouviu falar de acesso remoto via VNC. Onde trabalho atualmente, temos uma forma de identificar o micro do usuário utilizando um programa que encontrei a muito tempo, chamado Angry Ip Scanner, software muito útil por sinal. O Angry Ip Scanner pode escanear um range de ips, indicando os que respondem ao ping, podendo assim descobrir os ips que estejam em uso e disponíveis na rede, desde que o mesmo não esteja em uso em um computador ou outro dispositivo com firewall ativo. Não vou entrar em muitos detalhes quanto ao Angry Ip Scanner, pois não é o foco do artigo.

O scanner mostra os ips disponíveis e o nome das máquinas, quando a informação estiver disponível. Porém quando tínhamos diversos micros com nomes parecidos (por setor, como adm_01, adm_02, adm_03 e etc) tínhamos problemas para saber de que usuário era o computador, devido a isso colamos pequenos papeis nos gabinetes dos computadores com o nome dos mesmos. A solução ajudou bastante no suporte, mas não é muito estética e nem tecnológica.

Com a questão acima, comentei com um analista que trabalha comigo (Silas Portugal) sobre a possibilidade de criar um software simples que exibisse o nome do computador. Assim quando um usuário solicitar suporte basta o mesmo executar o programa e informar o nome e o ip do micro em questão.

Na primeira versão o software exibia apenas o nome do computador e o ip do mesmo. Posteriormente foi implantada a exibição usuário logado. Em breve disponibilizarei o software para download.

One Response

  1. Silas Portugal

Leave a Reply