Configurar atualizações do Firefox

O Mozilla Firefox  é configurado por padrão para efetuar download e atualizar automaticamente o próprio navegador, extensões, temas e mecanismos de pesquisa, porém nem sempre é conveniente deixar estas atualizações para serem executadas automaticamente, principalmente quando se está em um ambiente empresarial, onde o download simultâneo em 20 micros (ou mais) pode acarretar em um grande gargalo no link de internet e atrapalhar a produtividade da empresa.

Podemos desabilitar as atualizações automáticas e configurar da melhor forma possível ao ambiente de uso.

1° – Vá até o menu “Ferramentas” e “Opções”.

Mozilla Firefox - Ferramentas / Opções 2° – Na janela que se abrir, clique na opção “Avançado” e depois na aba “Atualizações”.

Mozilla Firefox - Opções / Atualizações3° – Em “Verificar automaticamente se há atualizações para:”, temos as opções “Firefox”, “Extensões e temas” e “Mecanismos de pesquisa”, onde devemos deixar selecionado o que queremos que seja verificado se há atualizações automaticamente. Lembrando que ao deixar estes itens selecionados, o Firefox verificará apenas se existem atualizações disponíveis para os componentes, mas não efetuará o download destas atualizações, isto ficará a cargo da opção descrita abaixo.

4° – Em “Ao encontrar atualizações do Firefox:”, temos as opções “Perguntar o que fazer”, onde ao verificar que existe uma atualização, o Firefox exibirá uma janela informando o componente a ser atualizado e perguntando se você deseja fazer a atualização.

E também tempos a opção “Receber e instalar a atualização automaticamente”, a qual não perguntará ou informará sobre a atualização, a mesma simplesmente será baixada e instalada automaticamente. Dependendo do componente a ser atualizado, um aviso será exibido na tela, sem opções, somente para informar o usuário.

A última opção (Alertar caso desative alguma atualização ou tema) permite que o Firefox exiba uma mensagem caso a atualização resulte na desativação de alguma extensão ou tema, o que pode ocorrer caso o Firefox seja atualizado e alguma extensão ou tema do mesmo não seja compatível com a nova versão do navegador. Neste caso o usuário terá de procurar uma atualização para a extensão ou encontrar uma extensão alternativa.

Leave a Reply