Contingência de links internet

Recentemente participei de uma implantação de gateway em um cliente, onde tínhamos 2 links de internet, ambos da Ajato (A qual recentemente teve o controle adquirido pela Vivo / Ex-Telefônica). Neste caso temos um problema com a “contingência”.

Tendo em vista que a contingência é um recurso que visa manter um serviço funcionando sem interrupções, para que este recurso realmente funcione quando estamos falando de internet, precisamos de links de empresas distintas, caso contrário a contingência não existirá.

No caso com o cliente, o qual possui dois links ajato, o que acontece caso a central da Ajato (Vivo) tenha um problema e pare de enviar o sinal para seus clientes? O que acontece se o prédio pegar fogo? (Torcemos para que isto não aconteça, mas também torcemos para ganhar na loteria né…). Pois bem, caso ocorra algum problema com a empresa que te fornece os dois links, você ficará sem os dois links! Onde fica a contingência?

É a mesma coisa que ter 2 CPD’s de contingência no mesmo quarteirão, cair um avião e atingir os dois prédios. Tudo para! Por isso CPD’s de contingência geralmente são bem distantes um do outro.

Para uma real contingência de internet, é necessário ter links de duas empresas distintas, ou pelo menos tecnologias ou centrais diferenciadas. A Vivo por exemplo fornece os antigos serviços de internet da Ajato e da Telefônica (Speedy), e apesar de ambos agora serem da mesma empresa, são tecnologias diferentes, uma utiliza a tecnologia Cable, que é fornecida por cabo coaxial e a outra utiliza a tecnologia DSL (ADSL) que é fornecida por linhas telefônicas.

Lembre-se, se você quiser ter contingência contrate serviços distintos. No caso de contratar serviços da Vivo, você pode exigir links de tecnologias diferentes.

PS: Quando os links forem instalados, observe o modem a ser deixado, se você verificar que ambos os modens são Cable ou ambos são DSL, desconfie e reclame na instalação e não assine a ordem de serviço até que a questão seja resolvida.

Leave a Reply