Coolers: O que são e como funcionam

O vídeo abaixo foi adicionado ao artigo porém possui informações diferentes, o vídeo é apenas um adicional ao artigo. É recomendado ver o vídeo e também ler o artigo.

A refrigeração por coolers é o tipo de refrigeração mais encontrado em desktops, notebooks, servidores e diversos outros tipos de equipamentos eletrônicos. Isso se deve ao fato de existirem coolers de diversos tamanhos e terem baixo custo (podem ser encontrados a partir de R$ 5,00)

O que é um cooler

Um cooler é basicamente um ventilador em tamanho reduzido, possuindo exatamente os mesmos componentes, porém possui forma de fixação e direcionamento fixo (diferente de ventiladores que geralmente possuem bases móveis e podem girar, direcionando o ar em diferentes direções).

Cooler 4 cmComponentes

Os coolers são formados por apenas 5 partes distintas:
Base: Responsável pela fixação do cooler em um determinado local e também responsável por manter a hélice em seu lugar.
Hélice: Parte giratório que possuí diversas pás, as quais são responsáveis por movimentar o ar, forçando o mesmo a ir em uma determinada direção.
Motor elétrico: Encarregado em rotacionar a hélice e suas pás.
Fios de cobre: Leva energia ao motor elétrico.
Conector: Utilizado para facilitar a conexão do cooler à fonte de energia ou placa-mãe.

Tamanho

Existem coolers de diversos tamanho, os mais comuns são de 4 cm (40 mm), 8 cm (80 mm), 9.2 cm (92 mm) e 12 cm (120 mm).

Rotação

Todo motor possui uma rotação, a qual é medida em RPM (rotações por minuto). Quanto maior o número de rotações por minuto, maior a quantidade de ar que o cooler pode “empurrar”, porém em controversa, a quantidade de ruído / barulho (decibéis – dB) produzido pelo cooler também aumenta.

Ruído / Barulho

Como foi dito acima, o ruído gerado por coolers (e não somente eles) é medido em decibéis. Quanto maior a rotação e o fluxo de ar dos coolers, mais ruído / barulho eles produzem.

Fluxo de ar

O fluxo de ar (CFM – Cubic Feet per Minute / Pés cúbicos por minuto) é o modo de medir quanto de ar passa pelo cooler.

Ruído x Fluxo de ar

Logo acima foi dito que quanto mais rotações por minuto, maior o fluxo de ar, e também maior o ruído, porém existe uma regra quanto ao tamanho dos coolers que altera a regra que acabou de ser dita.

É possível gerar uma quantidade de ar maior, porém com a mesma quantidade de rotação. Para isso podemos utilizar coolers maiores, com rotações iguais o menores. Basicamente, quanto maior o cooler, maior o fluxo de ar, mantendo a rotação, e ao mesmo tempo, podemos aumentar o tamanho do cooler, reduzir a rotação e manter o fluxo de ar, gerando assim menos barulho

Leave a Reply