Criando categorias no WordPress

A categorização de um blog é uma ação organizacional muito importante, pois permite dividir o conteúdo conforme o tema da postagem. Em um blog sem categorização adequada faz com que o usuário tenha uma maior dificuldade de encontrar um determinado assunto e pode fazer com que o mesmo perca tempo procurando tal conteúdo e acabe saindo do blog, ou o conteúdo pode ser encontrado, e por conta de uma falta de categorização, podemos acabar perdendo a chance do visitante encontrar facilmente mais conteúdo com o mesmo tema procurado.

Devido a isto, vamos aprender a criar categorias no WordPress.

1° – Na área administrativa do blog, no menu localize o item “Categories” (Posts -> Categories) e clique nele.

Wordpress - Menu categorias

2° -Sera aberta uma nova página com o título “Add New Category”.

Wordpress - Add new category

3° – Na imagem acima, podemos ver os itens “Name”, “Slug”, “Parent” e “Description”.

4° – Name: É o nome da categoria, o qual aparecerá no menu para identificar a mesma.

5° – Slug: É o endereço da categoria, o qual aparecerá na barra de endereços do navegador. É uma opção muito importante para o SEO do blog, pois trará mais relevância ao tema para robôs de sistemas de busca como Google, Yahoo e etc.

6° – Parent: Este item permite selecionar uma categoria pai, fazendo com que a categoria a ser criada seja atrelada a categoria selecionada, criando basicamente uma sub-categoria, importante para uma organização mais detalhada.

Por exemplo no LogandoTi, temos a categoria “Windows” e as sub-categorias “Iniciante”, “Intermediário” e “Avançado”.

7° – Description: É a descrição da categoria, e pode ser mostrada ou não para o visitante, dependendo do tema utilizado.

Ao preencher os itens citados acima e clicar em “Add new Category” uma nova categoria será criada e exibida na listagem de categorias localizada a direita do menu da imagem. As categorias criadas também estarão disponíveis para seleção quando uma nova postagem for criada.

Leave a Reply