Descobrindo IP de um site utilizando o comando ping

No artigo “Ping: Um teste básicos de rede”, foi falado sobre como saber se um micro está conectado corretamente a uma rede, ou mesmo monitorar o mesmo está tendo problemas como perda de pacotes ou tempo de resposta muito alto.

Descobrindo IP’s

O comando “ping” também nos permite descobrir o endereço IP de um site (desde que o servidor DNS esteja operando normalmente).

Para descobrir o endereço IP de um site na internet, basta enviar um ping para o endereço em questão, automaticamente teremos o endereço IP na resposta do servidor.

Ping - Descobrindo IP de um siteComo pode ser observado na imagem acima, ao pingar “www.google.com”, o comando acaba sendo enviado ao endereço “www.l.google.com”. Tal redirecionamento ocorre devido ao DNS.

Devemos observar também que dos resultados obtidos, temos 2 endereços IP diferentes. Isso ocorre pois o Google possui diversos servidores, e cada requisição pode ser atendida por um servidor diferente.

Acessando sites sem o serviço de DNS

Vamos supor que o DNS de um determinado site ou mesmo do seu provedor de acesso esteja com problemas no funcionamento. Isto impediria você de ver determinado site, ou mesmo de ver todo e qualquer site, caso o problema seja no seu provedor de internet (como já vi ocorrer com a Telefônica e com a NET).

Caso isto ocorra e você saiba o endereço IP do site em questão, tente colocar o endereço IP no navegador ao invés do endereço www do mesmo. Dependendo da hospedagem do site, será possível visualizar o conteúdo do mesmo ou uma página do cPanel.

Leave a Reply