Hardware: Componentes de um pc e suas funções

Neste artigo iremos conhecer os componentes internos de um computador e ter uma noção básica das funções de cada um deles e entendermos o funcionamento de um micro em geral.

Placa-mãe

A placa-mãe é o principal componente de um computador, pois ela é responsável por interligar todos os outros componentes internos do computador, por meio de slots de expansão (PCI, PCI-X, AGP e etc) e portas / interfaces de comunicação (PS2, SATA, IDE, Serial, Paralela, USB, eSATA e etc).

Para permitir a comunicação dos slots de expansão e interfaces citados acima, as placas-mãe possuem chipset controladores, os quais são responsáveis por permitir a comunicação entre os dispositivos conectados a placa-mãe, como o processador e a memória.

Processador

O processador, ou CPU, como é conhecido por alguns, é o principal componente de processamento, ele é responsável por atender a todas as solicitações efetuadas pelo sistema operacional ou pelo usuário. A velocidade do processador, medida em Mhz (mega-hertz), ou Ghz (giga-hertz) define a capacidade de processamento do mesmo.

Processadores Intel

Foto: Rodrigo C. Santos

Processador Intel Pentium MMX tech sl27j 2.8v

Foto: Rodrigo C. Santos

Cooler

São pequenos ventiladores responsáveis pela refrigeração dos componentes do computador. Eles são fundamentais, tendo em vista que sem eles os componentes podem super-aquecer e queimar.

Memória RAM

A memória ram é conhecida como memória de armazenamento volátil, pois mantem dados quando energizada (ligada), mas os perde quando deixa de ser energizada (desligada). Ela tem a função de armazenar dados utilizados durante a operação do sistema operacional e de algum software específico.

A quantidade de memória RAM pode interferir diretamente no desempenho de um computador, porém ela sozinha não é responsável pela velocidade do micro.

Quando se tem menos memória RAM do que o recomendado para rodar um sistema operacional ou outro aplicativo, a memória ram fica cheia, fazendo com que ela seja limpa para a armazenagem de novos dados, porém a memória sempre será requisitada, e o ciclo de limpeza e gravação de dados se repete, causando lentidão no sistema.

Módulo de memoria RAM - DDR2 - DDR3

Foto: Rodrigo C. Santos

Fonte de energia

Responsável por alimentar todo o sistema, como placa-mãe, processador, memória, dispositivos instalados em slots de expansão (AGP, PCI, PCI-X), drives ópticos (CD, DVD , BlueRay e etc).

 

Fonte de energia atx 12v px-400rpf 250w

Foto: Rodrigo C. Santos

Placa de vídeo

A placa de vídeo é responsável pro processar e gerar imagens, para que elas sejam exibidas em um monitor. Quando mais pesadas as imagens a serem geradas, maior deve ser a capacidade de processamento da placa de vídeo.

Aplicativos como jogos 3D e aplicativos de modelagem 3D exigem placas dedicadas e mais potentes, porém aplicativos básicos como o próprio Windows e jogos que exigem baixo processamento gráfico trabalham tranquilamente com placas de vídeo on-board, as quais são embutidas na placa-mãe.

Placa de áudio

Permite o processamento e a saída de sons do computador. Quanto melhor a placa de vídeo, melhor será a saída de áudio, assim como a placa de vídeo.

HD (Hard-disk / disco rígido)

O HD é responsável pelo armazenamento de dados no computador, trata-se de um componente que possui internamente um disco magnético parecido com um CD ou DVD.

A capacidade de um HD é medida em KB (kilobytes) e escalas derivadas (MB, GB, TB, e etc). Hoje em dia a escala mais popular é o GB (Gigabytes) e os discos mais populares possuem tamanhos de 80GB, 160GB, 200GB, 250GB, 320GB, 500GB, 640GB e assim por diante. Obviamente, quanto maior a capacidade de armazenamento, mais dados, ou arquivos caberão no HD.

O desempenho de um HD é medido em mbps, ou megabytes por segundo, onde quanto maior a velocidade de gravação e leitura, melhor o desempenho do HD.

Drives ópticos (CD, DVD, BlueRay e etc.)

São drives que permitem que discos ópticos como CDs, DVD’s e BlueRay sejam lidos pelo computador.

Drives ópticos cd dvd blueray

Foto: Rodrigo C. Santos

Leitores de cartão de memória.

Com a popularização dos cartões de memória (SD, Memory Stick e etc), foram criados os leitores de cartão de memória, que tem funcionamento parecido com os drives ópticos, porém aceitam cartões de memória.

Armazenamento, Fonte de energia, Hardware, Memória, Placa-mãe, Processador, Refrigeração

7 comments


  1. daniel

    thank you for helping me on my course. i will alway on your site.

  2. Este Site é muito importante para o desenvolvimento de estudante de informática, Gostaria de receber mais detalhes sobre os componentes disponíveis no site profissional de TI Obrigado Abraços!!

  3. Bianca

    Muito bom seu site , ajudou bastante conhecer o mundo da informática!

  4. BINO ABILIO PINTO

    Obrigado pelo seu site ajudou-me muito no meu trabalho de TCIs.

  5. robert santos

    esse site é muito bom aprendir mais sobre os componentes de um computador e mim ajudou no meu trabalho,é muito legal *-*

  6. Dercio Franco Quive

    Este site e’ muito bom e com melhores detalhes…ajudou-me bastante na melhoria do meu curso!!! Thanks

  7. Laura

    Parabens ao autor do artigo, o conteudo está bem didatico, sempre dou uma olhada pra ver se consigo aprender sozinha, entretanto é complicado. Eu gostaria de fazer um curso para especialização em hardware para não ficar dependendo de gastos com tecnicos. Alguem poderia me indicar algum curso no Rj com esse nivel? no trabalho me indicaram o o Curso ADV http://www.cursoadv.com.br pois lá trabalham com a formaçaõ de especialista em hardware, eu queria referencia de alguem. Agredeço desde já obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>