Hardware: CPU-Z – Informações básicas sobre seu computador

O CPU-Z é um software gratuito desenvolvido pela CPUID com o objetivo de mostrar informações sobre o hardware do micro onde o mesmo estiver sendo executado. Uma das vantagens do CPU-Z é que ele não precisa ser instalado, pois ele roda diretamente de um pen-drive ou outro tipo de mídia removível. Para isto basta efetuar o download da versão compactada, descompactar o mesmo no pen-drive e executar o CPU-Z diretamente da mídia.

CPU: Mostra informações gerais sobre seu processador como nome, modelo, encapsulamento, tecnologia de construção (nm), voltagem, família, instruções, clock (velocidade) de núcleos, multiplicador, clock FSB, quantidade de memória cache (L1, L2 e L3) e quantidade de núcleos físicos e lógicos.

Caches: Mostra informações pouco mais detalhadas sobre os níveis de memória cache do processador

Mainboard: Mostra informações sobre a placa-mãe (Mainboard = Placa-mãe em inglês) como fabricante, modelo, revisão, fabricante e modelo de chipset’s north-bridge e south-bridge, marca, versão e data da bios instalada na placa-mãe e também a versão (PCI / AGP / PCI-E) e velocidade (1x / 2x / 4x / 8x (AGP) ou x1 / x2 / x4 / x8 / x16 (PCI-E)) da interface gráfica utilizada no micro.

Memory: Mostra informações sobre a memória RAM instalada no micro. Tipo (tecnologia), tamanho total, quantidade de canais, tipo de sincronismo, frequência (velocidade), rate e latências.

SPD: Mostra detalhadamente as especificações de cada módulo instalado na placa-mãe (A aba “memory”, citada anteriormente, mostra informações gerais de todos os módulos instalados), mostrando tamanho, banda, marca e modelo. Além de mostrar todas as velocidades de trabalho e temporizações de cada módulo específico.

Graphics: Mostra informações sobre a placa de vídeo instalada na placa-mãe. Modelo, GPU (chip gráfico), nome código, revisão, tecnologia de fabricação (nm), clocks (Núcleo, Shaders e memória) e também informações sobre a memória instalada (Tamanho, tipo e tamanho de BUS).

Clique no link abaixo para fazer o download do CPU-Z.

Download

Leave a Reply