Internet: Entretenimento, contatos, trabalho e etc – Oportunidades em desenvolvimento

Nos dias de hoje a maioria das pessoas já acessou a internet. Em casa, no trabalho ou mesmo nas não mais tão populares, lan houses. A internet é um horizonte sem fim, que pode nos trazer entretenimento, socialização, pesquisa, fonte de renda e etc.

Me lembro de quando tive meu primeiro computador, no ano de 2001, era um Pentium 3 de 800 Mhz, 64 mb de memória ram (Dimm 133 Mhz), HD de 30 GB, placa de vídeo on-board de no máximo 1 mb e monitor de 15″ CRT da LG, e não posso esquecer do Windows 98. Este computador, na época era top e custou mais de R$ 2000,00. A internet era discada, que na teoria chegava a 56 kbps, mas a realidade era bem diferente. Sem contar que o acesso geralmente era feito somente no fim de semana, devido ao pulso único (Internet ilimitada era um sonho naquela época).

Crescimento e popularização da internet

Desde o meu primeiro acesso a internet tem evoluído muito, surgiram redes sociais como Facebook, Orkut e Twitter, além de redes destinadas profissionais como o LinkedIn. A internet virou 2.0 e uma das principais mudanças foi a interação com o usuário final.

Não somente a internet de hoje em dia é diferente da internet de 10 anos atrás, mas também os usuários finais acabam sendo diferentes, o internauta de hoje não é o mesmo de 10 anos atrás.

Tudo isso teve a colaboração da popularização de computadores e de links de internet, a internet discada ainda existe, mas você pode ter em casa um link de 15, 30 ou até mesmo 100 mbps, por um valor não tão absurdo. Não se compararmos que um Speedy Business (Antigo serviço de link para empresas fornecido pela Telefônica, e atualmente substituído por LP de Dados – Link Dedicado) chegava a custar R$ 1200,00 por mês.

A constante evolução e queda de preço de equipamentos permitiu a existência da internet de hoje.

Oportunidades em desenvolvimento

A internet sempre trouxe diversas oportunidades para quem trabalha com desenvolvimento de sites, aplicações e games. Tais oportunidades podem crescer conforme mudanças de padrões e comportamentos, assim como a mudança para a web 2.0 de certa forma trouxe as redes sociais, uma destas oportunidades foi aproveitada por Mark Zuckerberg e ele foi um dos fundadores de uma das maiores redes sociais existentes atualmente, o que fez com que ele se tornasse um dos jovens mais ricos do mundo.

Empresas como Vostu e Mentez também aproveitaram as oportunidades da web 2.0 e das redes sociais, elas são responsáveis pelo desenvolvimento de diversos games existentes em redes sociais, tais como o MegaCity e Colheita Feliz (A revista InfoExame realizou matéria com base no tema – InfoExame N° 308 / Outubro / Pg 48 – 53).

Explorando o máximo possível

Devemos explorar todas as áreas possíveis na internet, quando as redes sociais surgiram, uma das poucas formas de trocar informações livremente eram os foruns de discussão, com o surgimento das redes sociais foi criado um novo meio de comunicação e socialização, o que é algo que chama a atenção e interesse de muitas pessoas.

A pessoa ou empresa que inovar com qualquer tema, como a internet foi inovada com as redes sociais, poderá fazer grande sucesso.

Começar a desenvolver

Para dar continuidade ao tema, postarei diversos artigos referente a linguagens de desenvolvimento web, banco de dados, edição de imagens, CMS e diversos outros temas importantes para iniciar o desenvolvimento de um projeto web.

 

Leave a Reply