Internet Móvel Claro 3G – Opinião geral e testes

Antes de mais nada, este post será atualizado com informações conforme o andamento dos testes! Então visite esta mesma página para ver as atualizações! E lá vamos nós.

Eu já devo ter comentado anteriormente que tenho grandes problemas com internet na região onde moro, apesar de morar bem próximo ao Morumbi, a Vivo (Antiga Telefônica) não oreferece disponibilidade de Speedy (Tem Speedy, mas alegam que todas as portas já estão ocupadas, e quando não estão ocupadas, existe problema no cabeamento… Mas ai é questão para outro post).

Devido a isto corro para alternativas como o 3G. Possuo o Vivo 3g, porém precisava de uma contingência, para não ficar sme internet nunca tendo em vista que dependo dela para trabalhar (e para entretenimento também, claro!). Então decidi assinar o Claro 3G (Max), poois parecia a mais interessante, já que não queria assinar 3G da Tim e nem da Oi.

Atendimento e assinatura

Para realizar a assinatura eu entrei no site da Claro dedicado ao serviço de internet 3g, preenchi um formulário e cliquei em enviar, o que realizava a solicitação de uma ligação do setor de vendas da operadora.

Como o site apresentou problemas e não recebi uma confirmação do formulário, preenchi novamente, ai sim recebi a confirmação.

Em alguns minutos (5 a 10) recebi uma ligação da operadora sobre o plano, passei todos os dados necessários e todas as confirmações de assinatura, fui informado que receberia o modem 3g em até 10 dias úteis (Apesar do site informar o recebimento em até 3 dias úteis!), porém não questionei. Antes de finalizar a ligação fui informado que em alguns minutos receberia uma ligação para confirmação dos dados e efetiva assinatura do pacote (3 gb mensais de franquia).

Em torno de 10 minutos depois, recebi outra ligação, da mesma atendente, informando que houve um problema e que tinha perdido alguns dados e seria necessária  confirmação dos mesmos novamente, passei todos os dados solicitados. Ok, fim da ligação.

Aproximadamente 30 minutos depois, recebo a tal ligação da outra confirmação. A primeira coisa estranha foi que era a confirmação de dois pacotes de 3 gb mensais (Erro do site misturado com o não entendimento da operadora ao ver uma segunda solicitação com os dados em branco. Lembram que ela disse que tinha perdido alguns dados? Então…).

Todas as confirmações ok e um dos pedidos cancelados, basta aguardar a chegada do modem e curtir toda a velocidade do Claro 3G Max! UHUL!!!

Modem e instalação grátis

O modem que chegou foi um ZTE MF190 (HSUPA/UMTS Dual-Band [850/2100MHz], o qual trabalha utilizando as redes HSUPA/UMTS/EDGE/GPRS  e permite velocidades de até 7.2 Mbps, se a operadora assim permitir, claro!)

O modem é grátis, beleza. Mas e a instalação? Isso não rpecisa nem dizer que é grátis, a isntalação está inclusa no modem, é só conectar, esperar o micro reconhecer e ir no “Meu computador” (Isso quando o micro não estiver configurado para rodar automaticamente), executar o instalador, clicar em proximo, proximo, proximo, concluir, e pronto! Está instalado, como em um passe de mágina!

O “Max” do 3G da claro

Comparando a Vivo com a Claro, a Vivo utiliza a nomenclatura “Plus” enquanto a Claro utiliza o “Max”, mas afinal o que é o 3G Max da Claro e o Plus da Vivo? Bom, no início do 3G as operadoras garantiam uma velocidade maxima menor do que a atual, a qual foi melhorada por melhorias na tecnologia de transmissão das operadoras e nos modens. Basicamente o 3G max chega teoricamente a uma velocidade de até 7.2 Mbps.

A Vivo e a Claro dizem que o Plus e o Max são gratuítos e dependem apenas de você estar em um local com cobertura de sinal  de alta velocidade.

Conexão e velocidade no notebook

A conexão é fácil e não é necessário configurar nada. Após a instalação do modem fornecido pela claro basta clicar no botão para conectar.

Nos primeiros testes a velocidade de download ficou entre 1Mbps e 1.5Mbps, realizando testes no tão conhecido Speed Test e para ter certeza, realizei downloads de arquivos do servidor FTP (TST) da Embratel, o qual sempre me retornou velocidades de download compatíveis com as velocidades nominais dos links em que realizei testes.

Em diversos testes realizados por alguns minutos a velocidade sofria pequenas variações, na maioria das vezes se mantendo entre 1 e 1.5 Mbps. Alguns minutos depois continuei realiazando os destes a cada 5 ou 10 minutos, e as velocidades chegaram a atingir de maneira estável velocidades entre 2.5 e 4 Mbps.

A velocidade mínima que o Speed Test me informou foi de 650 kbps de download. E antes que eu me esqueça, quando o Speed Test informava entre 1.0 e 1.5 Mbps de download, o upload era algo em torno de 250kbps, porém quando a velocidade atingia entre 2.5 e 4 Mbps de download o upload era de 1 Mbps.

Estas velocidades foram antigidas no primeiro dia de teste, confirmando que o sinal 3G (Max) chega onde eu mais uso a internet 3G.


Conexão e velocidade no roteador (EnGenius ESR6650)

As velocidades atingidas com o modem 3G conectado no roteador (EnGenius ESR6650) foram as mesmas, porém o modem fornecido (ZTE MF190) apresentou incompatibilidade com o meu roteador. Eu cliquei em conectar umas 8 vezes e nada, quando desisti e estava pegando um modem D-link que possuo, olho para o modem ZTE e o mesmo estava psicando como quando conectado, e realmente estava.

Porém como em uma emergência não posso ficar contando com a boa vontade do modem, estou utilziando apenas o modem D-link.

Velocidade a partir do segundo dia

Nos últimos dias a internet 3G da Claro tem me fornecido velocidades de download entre 130 e 160 kbps, o que resulta em downloads de 15 a 20 kbps e de upload entre 100 e 120 kbps. Isto já faz mais de 5 dias, e como uso como contingência e não realizei downloads a partir dela, tenho certeza que não cheguei nem perto de usar 1 gb da franquia.

Em breve ligarei a claro se a velocidade continuar assim e verei o que eles alegam.

 

5 Comments

  1. Carlos
  2. FLÁVIA MICHELON DALLA NORA
  3. Elisa
  4. Ester Castro

Leave a Reply