Locaweb descontinua blog incluso e exige instalação própria do WordPress – [Parte 2 – Final]

Conforme a parte 1 do artigo, tive problemas para recuperar os plugins e tema utilizados no blog, na realidade, não consegui recuperar nenhum (como eu não tinha acesso ao FTP do blog, eu dependia 100% do suporte da LocaWeb, que me deixou na mão nesse quesito), tive que ir até o backup do banco de dados (arquivo.sql), descobrir o nome dos plugins e caçar os mesmos no site wordpress.org.

Consegui encontrar alguns dos plugins utilizados, já que o WordPress utilizado pela locaweb era um tanto quanto antigo, e alguns plugins ou tinham sido descontinuados, ou não funcionavam com as versões recentes do WordPress.

Com a falta de alguns plugins, tive que procurar alternativas.

Estatísticas de acesso, cadê?

Um dos plugins que não consegui encontrar era referente as estatísticas de acesso, um plugin que mostrava simplesmente quantas vezes um determinado arigo foi visualizado, sem nenhum detalhamento, e contando pageviews e não visualizações únicas.

Estas visualizações eram colocadas em uma planilha (Excel) com as visualizações do último artigo postado no blog, como era um trabalho do marketing, que apresentava tais dados a diretoria, para mostrar a relevância de manter o blog no ar, tive que dar um jeito neste pequeno grande problema.

Graças a muito tempo trabalhando com sites e blogs, eu já tenho certa prática com o Google Analytics, um ótimo serviço de estatísticas de acesso. Criei uma nova conta de e-mail denominada “webmaster”, entrei no Google Analytics e criei uma nova conta e cadastrei o blog. Pronto, problema de estatísticas para o marketing, resolvido, pelo menos parcialmente.

Após algum tempo da confirugração do script para coleta de dados de acesso e envio ao Google Analytics, recebo uma ligação, era uma colaboradora do marketing, cobrando as estatísticas e me informando sobre a tal planilha de estatísticas (Até receber esta ligação eu não sabia de tais estatísticas, muito menos da planilha). Eu já havia configurado o Google Analytics e ele já estava coletando dados, mas o problema eram os dados de aproximadamente 2 semanas, os quais não tinham sido coletados e colocados na planilha, antes de ser feita a migração do blog para uma instalação própria.

Um dia após esta ligação, recebi um e-mail que tinha como cópia o meu gerente e a gerente de marketing, onde uma colaboradora do marketing alegava que os dados de acesso teriam sido perdidos pois não havia sido feito backup dos mesmos antes da migração. Li o e-mail e pensei “Ferrou”.

Peguei a planilha em questão, abri o backup do .sql, verifiquei a estrutura de dados do banco, e observei que o número de acessos era um dos últimos dados, após a data de cada artigo. Peguei os dados, preenchi a planilha, e enviei via e-mail para a colaboradora do marketing em questão.

Estatísticas ok

Tema em russo

Um dos problemas da migração, foi que não consegui recuperar o tema (locaweb ajudando sempre), descobri o nome do tema e encontrei ele no próprio wordpress.org, o problema é que ele tinha sido modificado para ser colocado no blog da empresa, e ele estava originalmente em russo, então e utinha 2 problemas, primeiro a “cara” diferente do tema, e segundo, o idioma russo.

O primeiro problema resolvi fácil, graças a um backup do .css do blog, antes da migração ser efetuada. Copiei o CSS e as imagens para o diretório do tema, fiz algumas pequenas alterações, e tudo resolvido.

O segundo, não foi muito difícil, abri os arquivos do tema no Notepad++, procurei os textos e russo e usei mais um recurso do Google, o Google Translate.

Tema ok

Tudo ok

Tivemos pequenos problemas com a agência, para efetuar postagens, mas nada que fosse complicado, pois apenas precisei mostrar a nova interface e alguns recursos de postagem. Enfim, tudo está ok, até que a locaweb apronte novamente (aprontar novamente quanto a hospedagem, porque referente a e-mail, já estamos tendo problemas)

Leave a Reply