Locaweb descontinua blog incluso e exige instalação própria do WordPress – [Parte 1]

Na tarde de ontem (12/09/2012), meu chefe recebe um e-mail da Locaweb dizendo que um chamado referente ao serviço de blogs seria encerrado pois houveram diversas tentativas de contato sem sucesso (detalhe que o chamado foi aberto pela equipe da própria Locaweb). Meu chefe me pediu para verificar então eu o fiz.

O blog incluso da Locaweb

Basicamente a Locaweb tinha um serviço de “blog incluso” (serviço/script de blog instalado automaticamente e de responsabilidade da Locaweb), que foi descontinuado, impossibilitando novas ativações e os usuários já existentes teriam uma data limite para migrar o blog incluso  para uma instalação própria do WordPress.

As vantagens do blog incluso da Locaweb é que o usuário ativa o serviço, personaliza o Layout diretamente em uma área administrativa (o máximo que o usuário vai fazer é escolher as cores de alguns elementos do blog e fazer upload de imagens de fundo e topo do blog).

A migração

Parte da migração não é difícil para que sabe instalar o WordPress, alias, ainda podemos contar com um “wiki” como ajuda e o pessoal do suporte da Locaweb.

Até ai tudo bem, afinal WordPress eu instalo desde uns 14 anos de idade. Basta criar uma pasta, fazer o upload dos arquivos, configurar um banco de dados, alterar o arquivo de configuração, entrar no diretório principal e pronto, WordPress instalado e rodando.

Fazer o backup do WordPress incluso (com ajuda de plugin) também é fácil, é só fazer o backup diretamente no novo banco de dados e pronto, ou quase tudo…

Cade os arquivos do tema?

A única parte problemática da migração é a falta dos arquivos do tema. Conectar no FTP do do host não adianta, porque a instalação do blog incluso é feita em outro servidor, a qual não aceita conexão FTP e mesmo se aceitasse, os dados de acesso seriam diferentes do da sua hospedagem. O servidor deles só aceita conexões via HTTP (porta 80) e SSH (Porta 22). O SSH seria a única forma de transferir arquivos, mas, bem que eu (e muita gente, seja pro bem ou pro mal) queria a senha de tal acesso.

Solicitei os arquivos pro pessoal do suporte da Locaweb, mas me informaram que eles não tinham acesso aos arquivos e somente o pessoal que mexe diretamente com o servidor tem acesso, mas que tentariam algo com eles.

Algo em torno de 1:30 hora depois, tive contato e me passaram um arquivo .zip (sim, .zip, não .rar) e disseram que lá tinha tudo que o pessoal dos servidores tinha conseguido. Abro o arquvio todo feliz e tudo que eu tenho são imagens, as quais eu já tinha conseguido por meio de uma função de backup localizada na própria interface gráfica.

O que eu preciso é a pasta “wp-content”, que armazena plugins, temas e arquivos que fazem parte das postagens.

O jeito vai ser pegar o tema original na internet e modificar no código para ficar como o tema atual do blog. Tenho até dia 14 pra fazer isso (não vou deixar pro último dia por 2 motivos. Primeiro porque pode acontecer algo urgente que me atrapalhe nisso, e segundo porque posso ter problemas com a propagação do DNS.)

One Response

  1. Arron

Leave a Reply