Microsoft Visio – Desenvolvimento de projetos

Projetos são importantes em todas as áreas existentes no mercado de trabalho. Não importa se você trabalha com informática, elétrica, arquitetura, design e etc, é sempre importante trabalhar com projetos.

Um projeto ajuda a detectar problemas e falhas, ajudando a economizar recursos, já que um problema pode ser resolvido enquanto o projeto está ainda no papel (ou na tela do micro). Ajuda também a otimizar os elementos do que irá ser criado, já que tendo um checklist ou uma planta ajuda a ter uma visão geral do projeto.

Existem diversos softwares para projetos de arquitetura, desenvolvimento de peças industriais e elétricas, como o Autocad, Inventor, SolidWorks, Eagle e etc. A questão de tais softwares, é que geralmente os mesmos tem uma curva de aprendizagem muito grande. Porém nesta série de artigos, iremos falar do Visio.

Apresentação

O Visio é um software desenvolvido pela Microsoft, mesma empresa do famoso pacote Office. A vantagem do mesmo é que ele possui uma curva de aprendizado muito menor do que a dos concorrentes. Porém em controversa ele possui menos recursos do que concorrentes da Autodesk (Autocad, Inventor, e etc). Devido a isso ele é bem menos utilizado.

O que pode ser feito

O Visio pode ser utilizado como ponto de partida ou como auxilio para diversos tipos de tarefas, não somente para criar plantas e projetos que são entendidos apenas por pessoas com formação superior e certa experiência na área. Veja abaixo o que pode ser feito com ele.

# Calendários /Gráficos de Grantt /Gráficos PERT
# Organogramas / Fluxogramas
# Diagramas: ITIL / Auditoria / Análise de árvore de falhas / EPC / Fluxo de trabalho / SDL e etc
# Circuitos elétricos e eletrônicos / Sistemas de controle industrial
# Plantas de locais (Condomínios / Bairros)
# Mapas direcionais (Utilizados para indicar caminhos para chegar em um local específico)
# Plantas baixas
# Planejamento de espaço
# Diagrama de rack / Active Directory / LDAP
# Banco de dados
# Entre outros

Leave a Reply