Notebook ASUS X44C (VX004R) – Configurações e pré-avaliação

Notebook Asus X44C-VX004R

Esta semana eu estava precisando comprar um notebook novo, tendo em vista que provavelmente eu terei que passar o Pavilion dv5 (Compare preços) (2112br). Então decidi comprar um ASUS K43E-VX259R (Compare preços), o qual tem as seguintes configurações:

Processador Intel Core i5 2410M (Clock 2.3 Ghz padrão e turbo para 2.9 Ghz)
Memória de 4GB DDR3 1333Mhz
HD 750GB 5400 rpm sata 2
DVD-RW Dual Layer
Windowns 7 Home Basic
Tela de 14″ LED

Porém acabei mudando a escolher por um modelo de menor custo, e acabei pegando um ASUS X44C-VX004R (Compare preços), com as seguintes configurações:

Processador Intel Core i3 2330M (Clock de 2.2 Ghz / Sem turbo)
Memória de 4GB DDR3 1333Mhz
HD 500GB
DVD+RW Dual Layer
Windows 7 Home Basic
Tela de 14″ LED

Ao abrir o notebook, tirei algumas fotos do corpo do mesmo e fiz uma avaliação bem rápida, e em breve farei uma avaliação mais completa.

Processador

O processador de 2.2 Ghz com 2 núcleos reais e dois núcleos emulados (HT) não tem o recurso turbo (disponível apenas nas versões i5 e i7 da família Core), fez 18 segundos no SuperPi  de 1 MB.

Memória

O modelo em questão vem com 4 GB DDR3 de 1333Mhz instalado, porém a memória instalada não é um módulo de memória instalar em um slot, mas sim 4 chips Elpida soldados a placa-mãe, o que não é lá muito bom, tendo em vista que se um dos chips de memória apresentar problemas, é impossível apenas retirar um módulo e instalar outro.

Caso isso ocorra, obrigatoriamente será necessário levar o notebook (Compare preços e escolha seu novo notebook) a uma assistência técnica, e identificar, dessoldar e soldar novamente um chip de memória não será nem um pouco barato.

Não realizei testes de desempenho de memória, mas farei na avaliação posterior.

HD (Disco rígido)

O disco do notebook tem 500GB de espaço e é de 5400 rpm, o que para mim é bom, tendo em vista que hd’s de rotação maior (7200 RPM) em notebooks tem certas desvantagens.

Leitura recomendada: Notebooks de campo e HD’s de 7200 rpm

Portas USB

Existem apenas duas portas USB, onde uma é 2.0 e a outra é 3.0. Pode ser um problema caso você tenha um dispositivo que necessite ser ligado em duas portas USB simultaneamente, como um case SATA por exemplo, que transforma um HD SATA em usb, tornando possível que o mesmo seja utilizado como um HD externo.

Obs: A porta usb 3.0 não reconhece dispositivos 2.0 sem a instalação de driver.

Local do carregador

O conector do carregador está do lado esquerdo do notebook, entre a abertura do dissipador e do conector de rede (RJ 45). Se o conector for virado pra frente, além de ficar obviamente para a frente do notebook, o que pode ser bem perigoso pois o fio do carregador fica em um local onde pode ser facilmente puxado sem intenção, ele atrapalha a conexão de um cabo de rede.

Se o conector for virado para trás, o cabo e o ferrite próximo ao conector recebem diretamente o calor gerado na parte interna do notebook, o que é ruim caso a geração de calor dentro do notebook seja alta.

Botões

Os botões do touchpad fazem o dobro de barulho do que o HP Pavilion dv5 e o Positivo Z665.

Touch Pad Asus X44C VX004R

Foto: Rodrigo C. Santos

Teclado

O teclado é tão macio e silencioso quanto a maioria dos notebooks, porém para mim que trabalho com programação, terei um problema quanto ao Layout, pois o mesmo não possui a tecla mista responsável pelos caracteres “? / °”, e ao invés disso, a interrogação (?) é acionada utilizando a combinação “Alt Gr + W”, a barra (/) é acionada utilizando a combinação “Alt Gr + Q” e o caractere “°” é acionado utilizando a combinação “Alg Gr + E”.

Mesmo quem não trabalha com programação terá problemas com o uso destes caracteres, pois a grande maioria dos teclados possui a tecla faltante neste notebook.

 

Layout teclado Notebook Asus X44C VX004R

Foto: Rodrigo C. Santos

Rede cabeada

A placa de rede é do padrão 10/100/1000 (Gigabit) da Realtek, o que é muito bom, pois permite uma velocidade de transferência de até 125 MB/s.

A único problema com esta placa é que o conector não possui leds indicativos de atividade.

Rede wi-fi

A placa de rede wi-fi é uma Atheros AR9285, com suporte aos padrões B/G/N, onde a padrão N é o draft, com velocidade de até 150 MB/s. Segundo o site da Asus, a linha X44C possui suporte também ao padrão A, que trabalha a velocidade de 5 Ghz, enquanto os padrões B/G/N trabalham a 2.4 Ghz. Parece que a Asus errou em algumas especificações no site.

16 Comments

  1. Marcio
  2. leandro
  3. Tarik da Costa
  4. Victor Souza
  5. bruno
  6. Nilmar
  7. Bener
  8. Erick
  9. Felipe Lopes de Lanna

Leave a Reply