Notebooks de campo e HD’s de 7200 rpm

Notebooks com hd’s de 7200 rpm obviamente tem um desempenho melhor que notebooks com hd’s de 5400 rpm, mas hd’s de 7200 rpm não são ideais para quem faz trabalho em campo, nem sempre temos uma mesa ou algum outro local firme para colocar o notebook, e muitas vezes temos que utilizar o notebook no colo ou mesmo segurar com uma das mãos e digitar ou utilizar o touchpad com a outra mão.

7200 rpm x 5400 rpm

Como eu disse no artigo “Hardware: Porque HD’s (discos rígidos) são frágeis a impactos?“, quanto maior a rotação de um hd, maior a chance de ocorrer algum problema quando há impactos ou balanços do hd. Os discos podem apresentar setores defeituosos e perda de dados, e não seria legal ter o sistema operacional corrompido em um cliente, ainda mais se for durante um problema em um serviço crítico.

Por isso não é recomendado utilizar notebooks com discos rígidos (hd’s) de 7200 rpm. Para resolver completamente este problema, a única maneira é substituir o hd (hdd ou Hard Disk Drive) por um ssd (Solid State Drive), que é basicamente uma unidade de armazenamento formada por diversas unidades de memória flash de alto desempenho, parecidas com as memórias utilizadas em pendrives.

Estes drives não possuem partes móveis, então não precisamos nos preocupar com perda de dados por balanço e impactos no drive. É claro que grandes impactos afetariam outros componentes no notebook, então ainda assim não podemos deixar de ter cuidado com o notebook, mas o risco de perda de dados e corrompimento do sistema devido a impactos é nula. É uma pena que unidades SSD ainda custam muito caro no Brasil, e sua densidade ainda é muito baixa.

Desvantagens de um SSD

Alguns dias atrás comprei um SSD de 60GB da Corsair (CSSD-C60GB), que pode ser encontrado por valores entre R$ 370 e R$ 500. Sobre a densidade, os SSD’s hoje em dia tem uma capacidade máxima de 480 Gb, enquanto discos rígidos atingem até 3 Tb (Terabytes), praticamente 6x mais capacidade de armazenamento que um SSD, por um preço muito mais acessível.

Vantagens do SSD

Uma outra vantagem do SSD além de não ter partes móveis, é a taxa de transferência de dados. No meu caso estou atualmente com um notebook HP Pavilion Dv5-2112br com HD de 320 GB e 7200 rpm, o qual tem uma taxa de transferência média entre 70 e 80 MB/s. Enquanto isso em testes rápidos com o SSD, consegui atingir taxas entre 220 MB/s e 264 MB/s, uma diferença de velocidade de praticamente 3 vezes!

Leave a Reply