O que é e como funciona um keylogger

Existem muitas formas de se obter informações privadas de um usuário, uma delas consiste no uso de um software chamado de Keylogger, o qual pode ser implantado em um micro de forma maliciosa, ou não.

O que é um keylogger

Um keylogger é um software que registra tudo que é digitado no micro, não importando qual o tipo de programa utilizado no momento, ou mesmo se o campo onde o texto é digitado é um campo de senha.

Como funciona um Keylogger

Como já foi dito acima, um keylogger basicamente registra tudo o que é digitado. Existem keylogger’s que também tiram “fotos” da tela do seu micro (conhecidas como “Print Screen”), este recurso permite capturar informações que não são digitadas, como dados que foram preenchidos anteriormente em um determinado site, ou até mesmo senhas digitadas em teclados virtuais.

Além do simples registro de tudo que é digitado, obviamente quem implantou o keylogger precisa ter acesso ao arquivo de log. A maioria dos keylogs aceita o cadastro de um e-mail e um tamanho máximo para os logs gravados, assim sempre que um arquivo de log atingir o tamanho determinado, este arquivo é enviado via e-mail e outro arquivo é criado. Esta rotina se repete até que o keylog seja detectado e deletado pelo usuário, ou até que o mesmo alcance uma data de “auto-destruição”, fazendo com que o keylogger se auto delete.

Leave a Reply