O que é um firewall?!

O firewall é algo indispensável hoje em dia, tanto para empresas quanto para usuários domésticos. “Fire”, significa  fogo, e “wall”, parede. Traduzindo ao pé da letra, seria algo como parede de fogo, mas na realidade, a melhor tradução seria “Parede contra fogo”.

Um firewall é um software ou hardware responsável por controlar o acesso a uma rede inteira, parcial ou até mesmo a um micro específico, permitindo ou bloqueando acessos desconhecidos ou não autorizados vindos da internet para o seu micro. Isso aumenta drasticamente a segurança, pois permite um ajuste fino do que pode ou não trafegar na rede.

Exemplo – Permissão

Você entra no MSN e inicia uma conversa de vídeo com um colega.
# Uma requisição será enviada aos servidores do MSN, utilizando uma determinada porta
# Ao tentar iniciar a conversa de vídeo, você envia uma requisição ao seu colega, a qual solicita uma conexão direta do seu micro ao micro dele.
# A solicitação é aceita e os dois micros transmitem dados por determinadas portas utilizadas por serviços do MSN, que permitem transmissão de texto e imagens

Você acessa um compartilhamento em um servidor de arquivos de uma rede local
# Uma requisição é enviada ao servidor, solicitando acesso utilizando a porta 445
# O servidor reconhece que a requisição vem da rede interna (Lan) e permite o acesso

Exemplo – Bloqueio

Você entra em um site malicioso que envia seu endereço IP a um cracker
# Seu endereço IP é enviado a um cracker assim que você entra no site.
# O indivíduo mal intencionado recebe seu endereço IP e tenta acessar uma pasta compartilhada pela porta 445
# O firewall identifica que apesar da porta 445 estar ativa em seu micro, este serviço só pode ser acessar por um ip da rede interna (Lan). como o hacker está tentando acessar por uma rede externa (Wan), o firewall faz o bloqueio da conexão, fazendo com que a mesma não seja completa

Firewall’s em toda parte

Hoje em dia a maioria dos sistemas operacionais já possuem algum firewall instalado, como é o caso do Windows e de diversas distribuições Linux.

O Firewall se tornou algo tão importante e conhecido como anti-vírus e anti-spyware, mas assim como foi falado sobre os anti-vírus (Os vírus evoluem, e o seu anti-vírus?), grande parte dos usuários finais não faz bom uso do mesmo, muitas vezes por falta de conhecimento. Devido a isto simplesmente desabilitam o firewall, o que torna o micro propício a ataques.

Vai implantar um firewall?

Se você está pensando em implantar um firewall em uma empresa, de pequeno, médio ou grande porte, recomendo a leitura do artigo “Implantação de Firewall – 100% vantajoso, desde que bem implantado“, antes mesmo de adquirir um firewall.

Leave a Reply