O que são dispositivos de entrada e saída?

Quem faz uso de computadores com certeza já ouviu sobre “dispositivos de entrada” e “dispositivos de saída”, mas o que seria exatamente isso? Qual a função e diferença de cada um, e alguns exemplos seria bom para um melhor entendimento, certo? Então vamos lá!

 

Computadores e diversos outros dispositivos trabalham com 3 passos, que podem ser comparados a uma conversa entre duas pessoas. Os passos são:
1 – Entrada de dados
2 – Processamento de dados
3 – Saída de dados

Imagine que alguém te pergunta qual a cor do seu carro. Você recebe tal informações pelo ouvido (entrada de dados), a pergunta chega ao seu cérebro e ele se encarrega de processar a pergunta, e gerar uma resposta (processamento de dados), após isto você responde a pergunta, utilizando a boca e as cordas vocais para responder a pergunta (saída de dad0s). O computador trabalha exatamente da mesma forma, conforme descrito abaixo.

Os dados são recebidos pelo computador pelo mouse ou teclado (entrada de dados), são processados pelo processador, o “cérebro ” do computador (processamento de dados) e o mesmo exibe as informações para o usuário por meio do monitor ou impressora (saída de dados).

Agora que você já entende os 3 passos, segue alguns exemplos de dispositivos de entrada e saída. Devemos observar também que existem dispositivos de função dupla, que podem gerar entrada e saída de dados de um computador.

Entrada de dados:

Teclado

Teclado - Entrada de dados

Foto: Rodrigo C. Santos

Mouse

Mouse Microsoft Wireless Mobile 3500

Foto: Rodrigo C. Santos

Joystick (controles usados em jogos)
Webcam
Microfone
Leitores ópticos (Laser)

Drives ópticos - CD / DVD / BlueRay

Foto: Rodrigo C. Santos


Saída de dados:

Monitor
Impressora

Entrada e saída (Função dupla):

Monitor touch screen (Fazem papel de monitor e mouse)
Drives ópticos (CD-RW, DVD-RW, Gravador BlueRay e etc)

Hardware , , ,

7 comments


  1. ba gostei muito do tutorial me ajudou bastante,teria uma prova sobre isso. vlw msm muito bom!!!

  2. Nulth Jorge

    Adorei! Foi de grande ajuda… Estava mesmo precisando desta informação…Obrigado!

  3. Maira

    Drives Ópticos são dispositivos de entrada e saída??!

    • Olá Maira!

      Depende do drive, se for uma gravador ele é um dispositivo de entrada e saída pois realiza a leitura (entrada) e a gravação (saída) de dados em mídias ópticas! Porém se for apenas leitor ele é apenas um dispositivo de entrada de dados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>