Os melhores programas de acesso remoto para ambientes empresariais, ou não. Em versões gratuitas

Conexão remota ouviu falar em softwares de acesso remoto? Tais softwares permitem que computadores sejam acessados e controlados remotamente via rede, evitando muitas vezes que um técnico de informática, analista de sistemas e etc tenha que se deslocar até um certo local para resolver um problema, que muitas vezes pode ser resolvido com apenas alguns cliques.

Quando o local de trabalho é de pequeno porte, tais softwares não chegam a ser fundamentais, porém em grandes empresas, com diversos andares ou filiais, os softwares de acesso remoto são de extrema importância. Geralmente os mesmos trabalham em modo “Cliente / Servidor”, onde se tem obviamente … Um cliente, e um servidor

Basicamente o cliente que tiver acesso a tal servidor, terá controle sobre o micro remoto, assim tornando possível que o micro remoto seja utilizado como se o técnico ou analista estivesse fisicamente frente ao computador, utilizando o teclado e o mouse do mesmo. Não esquecendo que o teclado e mouse ainda estão lá fisicamente, apesar de o técnico não estar, então consequentemente, se alguém mexer no teclado ou mouse, duas pessoas irão controlar tais dispositivos, mas ai a história já é outra.

O software mais conhecido de acesso remoto é o “Real VNC”, porem existem outros no mercado. Segue abaixo uma lista com descrição e vantagens de alguns deles. Lembrando que estamos falando de versões gratuitas!

RealVNC

RealVNC (Free Edition) [Site]
Como foi dito acima, ele é um dos mais conhecidos do mercado, consequentemente um dos mais utilizados. Ele possui versões pagas e gratuitas.
Em sua versão gratuita, ele possui codificação “ZRLE”, “Hextile” e “Raw”, permite configuração para exibição de 8, 64, 256 ou todas as cores do micro remoto. Essa configuração “fina” permite que o usuário escolha a melhor opção para sua banda de internet, ou para a banda de internet do micro a ser acessado remotamente.
Compatível com sistemas Windows 98, ME, NT, 2000, XP, 2003 e Linux

TightVNCTightVNC [Site]

Menos conhecido que o RealVNC, porem uma ótima alternativa ao mesmo. Ele permite que uma senha seja definida no servidor (micro a ser acessado) para que as configurações do mesmo só sejam alteradas por quem tiver o conhecimento da senha, evitando assim que os usuários finais modifiquem a senha de acesso, evitando que o micro seja acessado remotamente.

Outro recurso interessante, é que ele permite definir uma senha de acesso para somente visualização. Assim pode-se definir duas senhas diferentes, uma para que o micro seja controlado remotamente, e outra para que as atividades executadas no mesmo sejam apenas visualizadas por quem se conecta remotamente. Tal diferencial pode ser útil no caso de uma aula por exemplo, onde diversos alunos podem se conectar no micro do professor para visualizar a tela do mesmo, sem que o professor tenha que alterar as configurações do servidor local toda vez que alguém vá se conectar apenas para ver a tela do micro, ou para realmente controlar o mesmo.
Compatível com Windows 98, ME, NT, 2000, XP, 2003, Vista, 2008, Seven e Linux.

UltraVNCUltraVNC [Site]

Um dos mais conhecidos logo após o RealVNC, possui boas opções de velocidade de conexão, evitando que se tenha que configurar manualmente o cliente conforme a banda de rede.

O servidor possui mais opções do que o RealVNC e são bem próximas ao do TightVNC. A única desvantagem é de ainda não ser oficialmente compatível com o Windows Vista e Seven.
Compatível com Windows 98, ME, NT, 2000, XP, 2003.

Leave a Reply