Os vírus evoluem, e o seu anti-vírus?

O desenvolvimento e a evolução de softwares mal-intencionados é algo que nunca para. Enquanto você está dormindo, do outro lado do mundo (ou lado da sua casa), um cracker está desenvolvendo um vírus do zero ou simplesmente “melhorando” as funcionalidades de um vírus já existente. Crackers não escolhem um domingo ou um feriado para parar para descansar.

Do outro lado, desenvolvedoras de anti-vírus estão trabalhando para desenvolver vacinas e impedir as ações de novos vírus o mais rápido possível.

Não importa se o anti-vírus que você utiliza é pago ou gratuito, é muito provável que estejam disponíveis atualizações para ele, tanto para a base de dados de vírus (consequentemente vacinas), quanto para versões do próprio anti-vírus.

I’m a slave

No mundo inteiro, existem milhões de micros escravos, que são utilizados por pessoas mal intencionadas para roubar informações, tanto de empresas como de pessoas comuns como você. Nome, documentos, números de cartões de crédito e etc.

Estes micros também podem ser utilizados para hackear sites e serviços de grandes empresas, como o recente caso da rede PSN da Sony, que foi hackeada e ficou fora do ar por um período, o que além de impedir jogos on-line na rede, pode permitir o roubo de informações dos donos dos famosos vídeo-games da Sony – Playstation.

Sem atualização, sem proteção

Ao contrário do que muitos pensam, simplesmente ter um anti-vírus instalado no micro, infelizmente, não resolve muita coisa. Deve-se manter as definições de vírus sempre atualizadas, afinal, como foi dito no começo do artigo, crackers não param de desenvolver novos “bichinhos virtuais” (piada que já tive que ouvir quando me deparei com um vírus em uma rede) para roubar informações.

De nada adianta instalar um anti-vírus hoje e não atualizar mais, sendo que daqui a dois dias, um novo vírus pode ser lançado e infectar meu computador sem que o anti-vírus desatualizado nem perceba.

Você não quer ser um escravo, certo? Assim como também não quer perder o dinheiro de sua conta bancária (conquistado com um imenso sacrifício), certo? Evite que seu micro seja utilizado para prejudicar tanto você mesmo quanto outras pessoas ou empresas, atualize seu anti-vírus para a versão mais recente e atualize também as definições de vírus. Se possível verifique se novas atualizações estão disponíveis diariamente!

Atualize seu anti-vírus!

Leave a Reply