Ping: Um teste básicos de rede

Suponha que você precisa saber se um micro está ligado e ativo na rede, qual a melhor maneira de verificar tais questões? Ir até o local onde o micro se encontra e tentar acessar um site na internet ou até mesmo uma pasta compartilhada em outro micro?

Ir até o local poderia ser um grande problema se o computador estiver a 20 KM de distância não? Acessar um site pode ser impossível caso o micro tenha bloqueio a internet por meio de um firewall ou algo do tipo. Acessar um compartilhamento pode dar certo, mas não servirá para monitorar se a placa de rede está funcionando corretamente.

O comando ping

Para situações como as citadas acima podemos utilizar um comando chamado “Ping”, o qual está disponível em praticamente todos os sistemas operacionais existentes, pois ele é muito útil para quem faz uso de redes de computadores.

O ping é basicamente um comando que envia a outro micro pela rede, uma pergunta, caso este micro responda a esta pergunta, significa que o micro em questão está ativo. Alguns se referem a esta resposta como “Pong” (Ping-Pong).

Executando o ping

A execução do comando geralmente é feita em modo console, como o MS-DOS quando em máquinas Windows ou no terminal em micros Linux.

O comando “Ping” é padrão, porém os atributos do comando sofrem variações de um sistema operacional e outro.

No Windows por exemplo o atributo “-t” significa que o comando deve ser executado continuamente, até que o usuário dê um comando de cancelamento do ping.

É de grande valia também observar o tempo de resposta do micro a ser testado, pois com isso podemos saber como está a comunicação entre os dois micros, se a mesma está apresentando perda de pacotes ou até mesmo uma falha geral de conexão

Exemplo Windows:

# Abra a linha de comando no Windows indo até o menu “Executar”, localizado no menu iniciar, ou pressione as teclas “WinKey (bandeira do Windows) +R” para que a janela “Executar” seja aberta.

# Digite “cmd” e pressione a tecla “Enter”. Uma janela preta se abrirá, onde você poderá digitar comandos.

# Digite “ping x.x.x.x” (As letras “x” devem ser substituídas por um IP válido em sua rede. Procure descobrir o endereço IP de algum micro ativo em sua rede).

Comando ping: Ping -t 192.168.0.1
Imagem 1

Comando ping -t: Ping -t 192.168.0.1
Imagem 2

Nas imagens acima podemos observar o endereço IP pingado, a quantidade de bytes do pacote utilizado para teste (tamanho), o tempo de resposta em MS (Mile segundos) e o TTL (Time to Live) de cada pacote.

Monitorando um micro

A atividade de um micro pode ser feita utilizando o comando “ping -t” no Windows, que terá um resultado como o da imagem 2, que enviará diversos pacotes de dados, até que o usuário cancele o ping (Pressionando as teclas CTRL+C), isto pode ser utilizado para verificar se um micro está perdendo pacotes, ou até mesmo para verificar quando o micro é ligado ou desligado.

Leave a Reply