Recontratação e novas responsabilidades

Quem já fez visitas anteriores ao blog talvez saiba que comecei a trabalhar na área de TI como aprendiz (Estagiário? Aprendiz? Tenha em vista aprender!) e posteriormente fui efetivado, permaneci na mesma empresa por um período de aproximadamente 2 anos e 8 meses, porém por uma questão de redução de custo, eu fui incluso em um corte em dezembro de 2011.

Recentemente fui recontratado pela mesma empresa, porém desta vez com maiores responsabilidades, como administração de rede, firewall e servidores,  suporte 3º nível, administração de contas de e-mail, administração de contas de usuários AD (Active Directory). Apesar de ter funções e responsabilidades definidas, é comum realizar também atendimentos de 1º e 2º nível.

Antes de voltar ao antigo trabalho, trabalhei um período em uma empresa que fornecia rede wireless e cabeada em alguns hotéis de São Paulo, contando com gerenciamento de gateway utilizando MK (MikroTik) e proxy de internet (Squid). Este trabalho fez com que eu melhorasse meu conhecimento de redes, como configuração de roteadores e identificação de antenas, como verificação de alcance de sinal (Site survey).

Voltando ao novo (antigo) emprego, tenho alguns projetos em mente. Alguns dos projetos já estão sendo realizados, porém outros ficam ainda no “txt” de projetos futuros (“No papel” não me parece um termo muito atual), como:

  • Configuração de DHCP para uso de notebooks em diversas unidades com range de ip diferente.
  • Revisão de acessos a sites, de maneira a bloquear acessos indevidos por questões de segurança e uso de banda de internet.
  • Revisão de acessos externos para efetivo bloqueio de ataques e vulnerabilidades (Firewall).
  • Instalação e configuração de serviço de monitoramento de servidores, ativos e links (Zabbix ou Nagios)

Os itens citados acima são de grande importância tanto para os usuários quanto para a própria equipe de TI da empresa, aumentando facilidades, segurança e usabilidade dos recursos de tecnologia da empresa. Lembrando que parte destes conhecimentos serão compartilhados no blog LogandoTi, sempre que possível.

Leave a Reply