Reestruturação de endereços IP

Com a mudança de local de toda a parte administrativa da empresa, onde foram mudados os principais servidores e aproximadamente 75 estações de trabalho, vi a oportunidade de reestruturar os ips da empresa. Ok, mas porque reestruturar?

Simples. Quando a adminsitração passou para o já antigo prédio a empresa tinha proporções menores e conforme a demanda, muitas estações foram adicionadas sem obedecer uma regra de range de endereços IP, sendo assim tinhamos computadores de um setor com endereço ip misturados com outros setores, o que pode causar um certo transtorno quando se realiza suporte remoto.

Pouco antes da mudança fizemos um levantamento de o que seria mantido no antigo range de ip’s e o que seria levado a um novo range (Na antiga estrutura, existiam computadores da parte adminsitrativa com os da parte comercial / loja).

Após ver o que permaneceria e o que mudaria, fizemos uma contagem das máquinas por ip e a partir dai criamos pequenos ranges entre os setores, onde além de contemplar computadores e impressoras de rede (muito úteis por sinal), comtemplei alguns ips de sobra após o último ip utilizado, assim podendo adicionar futuras máquinas sem que tudo vire uma bagunça novamente.

Leave a Reply