Reestruturação de firewall

Com a mudança de local da parte administrativa e de servidores e também a reestruturação de ip, que visa organizar os endereços dos computadores da rede conforme os setores, aproveitei para dar iniciativa em um projeto de reestruturação de firewall.

Com a mudança de ip’s eu poderia simplesmente manter os acessos antigos e alterar os ip’s no firewall e tudo continuaria como antes, onde cada um teria o mesmo acesso anterior, porém decidir aproveitar a mudança para reestruturar o firewall de forma que todos os acessos serão revisados, para tornar possível bloquear acessos desnecessários.

Acessos Wan para Lan

Acessos de wan para lan, são ip’s externos de outras empresas que podem ou não ter acessos aos ip’s internos da empresa. O bloqueio ou liberação destes acessos é de altissíma importância para a segurança da empresa, pois se qualquer ip externo tiver acesso rede interna, existe uma grande vulnerabilidade.

Acesso Lan para Wan

Os acessos de lan para wan definem a o que os ip’s internos tem acesso a ip’s externos, este tipo de liberação ou bloqueio define se um computador tem ou não acesso a internet. Este tipo de liberação é importante para além de definir se o computador tem acesso a site, definir acesso a outros serviços, como MSN, Skype, entre outros tipos de serviços comuns a usuários.

Mas além disso, é de grande importância realizar este tipo de liberação ou bloqueio corretamente para evitar liberação de acessos por backdoors, vírus, malwares e etc.

Evite incêndios

A correta configuração de um firewall permite uma melhor prevenção contra vírus e ataques, de forma que reduz correria com incêndios apagados. Devido a isto é melhor utilizar um bom tempo verificando todos os acessos e evitar possíveis problemas, do que não configurar corretamente o firewall e ter que apagar incêndios que poderiam ser evitados.

Leave a Reply