Refrigeração: Diferença entre coolers e exaustores


O vídeo abaixo foi adicionado ao artigo porém possui informações diferentes, o vídeo é apenas um adicional ao artigo. É recomendado ver o vídeo e também ler o artigo.

No artigo “Coolers: O que são e como funcionam”, falamos sobre o funcionamento de uma a peça de refrigeração mais utilizada quando estamos falando em manter componentes internos de um computador o mais refrigerados possível.

Porém quando estamos falando da refrigeração de um micro em geral, temos dissipadores, coolers e exaustores. Os exaustores são fisicamente idênticos a coolers e trabalham exatamente da mesma forma, mas, o que diferencia um cooler de um exaustor?

A diferença

A sua função! Um exaustor tem a função de retirar o ar quente de dentro de um micro, enquanto um cooler tem a função de resfriar um componente gerador de calor.

Se temos coolers, não temos calor certo?

Errado! Na maioria das vezes os coolers não impedem completamente a geração de calor. Tendo isto em vista, uma pequena geração de calor pode tornar um ambiente quente se este ambiente estiver fechado, ou não possuir uma boa vasão de calor.

Caso contrário, o cooler começará a “jogar” ar quente sobre um componente ou dissipador. Assim como você abre a janela da sua casa para uma melhor circulação de ar, mesmo com um ventilador jogando ar em sua direção.

Ar quente em cima, ar frio embaixo…

Se você observar bem o seu computador, você verá que ele possui um exaustor na fonte de energia. Se observarmos um pouco mais, podemos reparar que ela é localizada na parte superior traseira da maioria dos micros.

Este posicionamento é devido ao fato de que o ar quente sobe (por isso balões de ar quente sobem), ficando sempre na parte superior do gabinete, enquanto isso, o ar frio permanece na parte inferior do mesmo. Saber disto é muito importante na hora de instalar os coolers de no gabinete.

… Exaustores e coolers nos lugares certos

Pela lógica acima, podemos fazer a correta instalação de coolers e exaustores. Coolers geralmente são instalados na parte frontal (de preferência na parte inferior) e na lateral do computador, pois são os locais ideais para a entrada de ar (frio) no gabinete do micro.

Já os exaustores geralmente são instalados na parte superior traseira, pois é pra onde  ar quente geralmente vai, forçado pelos coolers frontais e laterais, além da lei natural que define que o ar quente é mais leve e sobe.

A fonte vai embaixo

Alguns gabinetes mais caros possuem o local de instalação da fonte embaixo, o que faria com que um dos exaustores geralmente encontrados em micros ficasse embaixo, porém estes gabinetes geralmente possuem locais para a instalação de exaustores em sua parte superior e traseira.

A mudança do local da fonte é estratégico, pois a fonte de energia é também uma das maiores fontes de calor dentro de um micro. Sendo assim ,a fonte sendo instalada embaixo e exaustores sendo instalados na parte superior, temos uma refrigeração muito melhor do que em um gabinete com a fonte instalada na parte superior

Comments
  1. Alek
  2. ANTONIO AUGUSTO MATTAR
    • Rodrigo C. Santos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *