Refrigeração por coolers – A refrigeração mais comum

O vídeo abaixo foi adicionado ao artigo porém possui informações diferentes, o vídeo é apenas um adicional ao artigo. É recomendado ver o vídeo e também ler o artigo.

A refrigeração por coolers é encontrada na maioria dos computadores, pois é uma refrigeração de baixo custo e facilmente adaptável. Notebooks, netbooks, thin clients, desktops e servidores, coolers estão presentes em todos eles.

Coolers

O principal motivo para o cooler ser popular é o baixo custa, tendo em vista que um cooler é formado por uma base, um pequeno motor e uma hélice,  que faz com que o ar circule dentro do computador, refrigerando a maioria dos componentes. Coolers podem ser encontrados por preços a partir de R$ 5,00 mas podendo chegar a valores superiores a R$ 250,00 dependendo da aplicação, qualidade e nível de ruído do mesmo.

O equipamento é geralmente chamado de “cooler”, mas ele pode ser chamado de outra forma, dependendo da maneira que é instalado. Se ele for instalado para forçar o ar para um componente específico ou mesmo diversos componentes dentro do micro, ele é chamado simplesmente de cooler, porém se ele é instalado de forma a retirar o ar quente de dentro do computador, ele é chamado de exaustor.

Leave a Reply