Reiniciar um equipamento não custa nada e o equipamento não morde!

Trabalho oficialmente com TI a aproximadamente 2 anos e 6 meses (antes de ter registro em carteira, fazia apenas “bicos”), por este período de mais de dois anos, trabalho na mesma empresa, que por sinal é meu primeiro emprego registrado, onde comecei como aprendiz (falo disso em outro artigo).

Neste trabalho já passei por situações onde tive que ir de uma unidade a outra da empresa, apenas para conectar um simples cabo de rede, energia, etc. Cabo inclusive que deixou um micro / serviço parado por um certo período, claro. Uma coisa que absolutamente ninguém de TI gosta (pelo menos eu acho…) é ter que passar 1 ou 2 horas dentro de um carro, ônibus ou metrô para ir de uma filial a outra da empresa para conectar um “cabinho” de rede, ou mesmo de energia, que foi desconectado “acidentalmente” pelo pé de um(a) colega de trabalho, mas é claro, é nossa função fazer isso, e temos de exercer nossa função sem negações, claro.

Mas e quando sabemos o que deve ser feito, e isto pode ser feito por qualquer usuário? Conectar o cabo de rede vermelho que está solto no chão na única parte do micro que o cabo encaixa não é tão difícil assim, certo? O cabo de rede não vai dar choque e a placa de rede não vai morder (eu garanto!). Quando o equipamento é um modem, switch ou roteador é mais fácil ainda. Todo mundo hoje em dia já usou um celular, e claro, teve que colocá-lo para carregar, sendo assim, qualquer pessoa sabe desligar e ligar um ativo de rede (modem, switch, roteador, etc.), afinal, estes não possuem muitos conectores redondos parecidos com um carregador de celular e que é ligado na tomada.

Hoje tive que pedir para um colega de trabalho que estava de plantão ir a uma das lojas onde trabalho verificar um problema, tudo porque o responsável pela loja se negou a fazer os procedimentos básicos de testes para verificar se realmente seria necessária uma visita técnica a loja. Isso deixou um serviço importante parado por pelo menos 1 hora e meia. O que poderia ter sido evitado caso os procedimentos tivessem sido feitos como solicitei pelo nextel.

Lembrem-se sempre, botões de reset, fontes de energia, cabos e placas de rede, modens e etc, não mordem! Se fosse algo difícil e que exigisse conhecimento técnico, nós não pediríamos aos usuários finais. Nós (pelo menos eu não) abusamos dos usuários, querendo que eles façam nosso trabalho, apenas não queremos deixar parados serviços importantes tanto para os usuários quanto para nós da TI, pense nisso, seu dia poderá ser mais agradável e menos corrido.

Leave a Reply