Samsung Galaxy 5 – Problema com bateria

A algum tempo comprei um Samsung Galaxy 5 (GT-I5500B), um dos mais baratos smartphones entre as marcas conhecidas. Nos primeiros dias de uso notei que a bateria não durava mais de 1 dia, usando o aparelho moderadamente, então verifiquei os recursos que não eram de grande necessidade e os desativei.

Desativei a maioria dos efeitos visuais, tendo em vista que mais vale a funcionalidade do aparelho do que a beleza do mesmo (pelo menos no meu caso), também desabilitei recursos como sincronismo automático de e-mails, redes sociais e etc. Os recursos como wireless (wi-fi) e satélite (GPS), também foram desativados, e são ativados somente quando necessito dos mesmos. Mesmo com tais alterações, a bateria do aparelho não durava mais de 1 dia.Um dia um colega de trabalho comentou sobre seu celular Nokia que tinha a bateria sugada quando o wireless estava em uso. Como eu já havia desabilitado o wireless, pensei em outro meio de troca de dados, o 3G, então decidi ver as opções disponíveis para o 3G.

Nas opções de rede do Android, selecionei a opção para utilizar apenas redes 2G (A qual ainda está com o comentário “Poupa bateria”) e realizei um teste durante algum tempo.

Maior duração e consequência!

Com o aparelho configurado para utilizar apenas redes 2G (GPRS / EDGE) a bateria passou a durar até 3 dias com praticamente o mesmo uso que eu estava fazendo anteriormente.

É claro que para cada ação há uma reação, e neste caso a reação foi ficar preso a velocidade máxima do EDGE (até 384 kbps) ao invés do limite máximo de 7 mbps, disponível pela rede 3G, a qual é uma diferença bem perceptível! Mas como faço uso do plano de internet diária da Tim, a qual tem uma velocidade máxima de 250 kbps, no meu caso a mudança de 3G para 2G não faz diferença.

Configure para 2G

Para configurar seu Android para utilizar somente redes 2G, vá até Configurações -> Conexões sem fio e rede -> Redes móveis e selecione a opção “Utilizar apenas redes 2G”

One Response

  1. Phhantom

Leave a Reply