Segurança de notebooks da empresa

Nesta última semana em uma conversa  de um colega de equipe com um novo colaborador que veio de outra empresa, surgiu o assunto da segurança dos notebooks da empresa. No meio da conversa surgiu a questão de notebooks que se “auto-formatavam” se a senha fosse digitada errada uma determinada quantidade de vezes.

A autodestruição parece até uma cena dos filmes do agente secreto mais conhecido do mundo dos filmes (007), mas é um recurso que está presente em determinados recursos, como alguns celulares BlackBerry. Como estes celulares são muito utilizados por empresas, existe um recurso que apaga todos os dados do aparelho se o pin for digitado errado muitas vezes. Este recurso existe para evitar espionagem industrial por exemplo.

Voltando a notebooks, um dos recursos de segurança é a habilitação de senha tanto para realizar alterações na BIOS, quanto para ligar o notebook. Apesar disso não evitar completamente o acesso aos dados por usuários avançados, evita que pessoas com menos conhecimentos de notebooks tenham fácil acesso aos arquivos.

Outro recurso é a criptografia de unidades de disco, dificultando assim o acesso aos dados até mesmo para usuários um pouco maios avançados.

Entrando em “Paranoid mode”, teríamos a autodestruição dos dados, no caso a formatação do HD (Não, ainda não chegamos ao nível de explosão do HD ou do notebook como nos filmes do James Bond), no caso de muitos erros de senha.

Dos recursos citados, o único que uso é o de habilitação de senha tanto para alterações na BIOS quanto para ligar o notebook, recurso o qual mostrarei como habilitar em breve.

E se você conhece ou tem idéia de mais algum recurso de segurança tanto para notebooks quanto para qualquer outro recurso tecnológico, utilize os comentários logo abaixo para deixar sua opinião.

Leave a Reply