Segurança em tecnologia da informação – TI

A área de Tecnologia da Informação (TI) está cada vez mais presente em nosso dia a dia, e muitas vezes ela faz parte da nossa vida de uma maneira completamente transparente, assim não percebemos.

A tecnologia está presente em meios de transporte como trens e metrôs de última geração, carros com computadores de bordo e recursos que facilitam nossa vida. O fornecimento de energia, gás e água é completamente controlado por computadores em alguns países, o controle aéreo, celulares, televisão e diversos outros tipos de comunicação utilizam computadores de pequeno, médio e grande porte.

Com a tecnologia envolvendo tantos recursos de grande importância, precisamos nos preocupar com a segurança da tecnologia envolvida no controle de tais recursos, por isso precisamos nos preocupar tanto com a evolução dos recursos como com a evolução da segurança. É obvio que as técnicas de segurança de 10 anos atrás não são eficientes para as tecnologias atuais.

Firewall

O firewall é um importante recurso de segurança destinado a redes, pois com ele podemos permitir ou bloquear a comunicação entre dois ou mais endereços de rede, especificando portas, protocolos e softwares que tem ou não permissão de comunicação, além de especificar é claro os dois endereços (micros) com permissões específicas.

Anti-vírus / Anti-spyware / Anti-malware

São recursos de segurança a nível de dados (arquivos), pois protege todos os tipos de arquivos, como por exemeplo, arquivos do sistema operacional, fotos, textos, e etc. basicamente ,informações.

Tenha em vista que firewall’s também são meios de proteção de arquivos, tendo em vista que um arquivo deve ser acessado para ter seu conteúdo lido.

Recursos humanos

Além dos recursos de hardware e software, são necessários recursos humanos (Analistas, técnicos e etc) para fazer a instalação, configuração e manter tais recursos operando de maneira correta.

Muitas vezes é difícil explicar para um leigo o porque de manter recursos humanos após a implantação de um firewall ou anti-vírus, por isso precisamos explicar que além da implantação de tais recursos, eles também precisam de constante verificações e manutenções, para adaptação a novas situações, técnicas e vulnerabilidades que aparecem todos os dias.

Leave a Reply