SEO: O que é e qual a importância do SEO para sites

SEO significa “Search Engine Optimization”, ou “Otimização para mecanismos de busca” em português. Técnicas SEO são basicamente métodos amigáveis de melhorar os resultados de determinado site em mecanismos de busca (Google, Yahoo, etc.), o que acarreta em um aumento de visitas para o site, afinal um site na primeira página do Google tem muito mais chances de receber uma visita do que um site que apareça na 3° página por exemplo, certo?

Mecanismos de indexação: Métodos e regras

A maioria dos mecanismos de busca possui robôs (robots) indexadores, que são responsáveis por ler o conteúdo de um site e adicionar tais informações ao banco de dados do serviço de busca. Com tais dados armazenados, o mecanismo de busca gerará um resultado conforme a busca realizada. Este é o funcionamento básico de um mecanismo de busca.

Apesar do trabalho parecer bem simples quando resumido, os indexadores possuem métodos de trabalho e regras para que um determinado site seja corretamente indexado. A quantidade de links para o site em questão, links externos, descrições de imagens e etc, tudo é levado em conta na hora de indexar o site e seu conteúdo. Cada informação é analisada, e caso o site tenha algum desacordo com uma regra do mecanismo de busca, o site pode ser punido com elevação de posicionamento ou mesmo a exclusão dos resultados de pesquisa, ai entram as definições White SEO e Black SEO.

White SEO e Black SEO

Os termos White SEO e Black SEO foram originados dos antigos termos White Hat e Black Hat, que são utilizados para “definir” hackers que utilizam seus conhecimentos para o bem, como fechar vulnerabilidades e crackers, que utilizam seu conhecimento para o mal, como roubar dados.

Os White SEO utilizam técnicas que não tentam burlar o trabalho dos robôs de indexação de mecanismos de busca, para conseguir de forma errônea uma boa posição nas pesquisas. Tais técnicas são as ideais, pois assim você não corre o risco de ser banido dos resultados da pesquisa de um mecanismo de busca.

Já os Black SEO utilizam técnicas que visam enganar os mecanismos de busca para conseguir posições privilegiadas, porém, tais técnicas quando detectadas podem resultar em uma penalidade ou mesmo em banimento do mecanismo de busca.

Métodos e regras de robôs de indexação serão tratados e detalhados em outros artigos, assim como técnicas de white e black SEO.

Leave a Reply