Telas capacitivas e resistivas. Quais as diferenças?

A cada dia que passa as telas de toque (touch screen) ficam mais populares, principalmente celulares e tablets (sem telas de toque a experiência com o usuário com tablets seria bem diferente, na realidade os tables nem existiriam sem telas de toque, afinal seria mais fácil utilizar um notebook do que um tablet com um teclado).

As telas sensíveis ao toque evoluem a cada dia, ganhando maior sensibilidade e qualidade. Hoje em dia existem 2 tipos de tela de toque utilizadas em equipamentos populares, mas, quais as diferenças entre elas? Porque algumas são resistivas e outras são capacitivas? Quais as diferenças para o usuário final?

Posicionamento

Toda forma de posicionamento existente em equipamentos eletrônicos é baseado no conceito de coordenadas X e Y, onde X é a posição com base vertical e Y a posição com base horizontal, assim como num jogo de batalha naval por exemplo. Cada quadrado possui uma posição encontrada com base nos dados X e Y (Seu mouse trabalha exatamente assim).

Nas telas de toque, o local tocado possui os dados de posicionamento X e Y, então estes dados são enviados ao dispositivo. Agora que você já sabe como é calculado o posicionamento, vamos ver a diferença entre as telas

Resistiva vs Capacitiva

Resistivas: Telas resistivas são formadas por diversas camadas, as quais tem uma certa distância (minúscula) entre uma camada e outra, quando um determinado local é tocado, as camadas tocam uma na outra, isso causa uma divisão de corrente elétrica entre as mesmas, tornando assim possível o equipamento identificar o local tocado (as coordenadas X e Y citadas acima).

As telas resistivas são mais baratas e menos precisas, por isso obviamente são mais utilizadas do que as capacitivas. São encontradas na maioria dos celulares (principalmente nos ching lings), em tablets de marcas alternativas e em diversos produtos de automação comercial.

As telas resistivas geralmente reconhecem toques com qualquer objeto, tendo em vista que elas permitem a identificação de X e Y quando suas camadas são pressionadas e tocam uma na outra

Capacitivas: Telas capacitivas são alimentadas por uma pequena corrente e reagem a capacitância (capacidade de acumular energia, como um capacitor de lítio por exemplo), nosso corpo é basicamente um grande capacitor, capaz de armazenar energia (pegue um multímetro, coloque em uma escala de 200 mv – corrente contínua, segure as duas pontas de teste e veja o resultado no display, você está energizado!).

Quando a tela é tocada com seu dedo, parte da corrente da tela é retirada pelo seu corpo, assim o dispositivo pode identificar as coordenadas X e Y.

Telas capacitivas geralmente são mais caras, por isso não são encontradas em dispositivos muito populares. São encontradas em dispositivos como Ipad, Iphone, Galaxy Tab, Galaxy 5, Galaxy 9, Motorola Xoom, entre outros.

Telas capacitivas geralmente só funcionam com os dedos  (ou outras partes do corpo, como o cotovelo por exemplo – embora não seja muito prático, funciona! :]), porém não funcionam com canetas stylus comuns, mas como alternativa a isto, existem algumas canetas com uma borracha na ponta que funciona como um capacitor (capacitância), retirando corrente da tela.

Leave a Reply