Virtualização: Criando e configurando máquina virtual no VirtualBox [Parte 1]

No último artigo (Virtualização: Instalando o VirtualBox no Windows), fizemos um passo a passo de como instalar o VirtualBox no Windows. Agora vamos criar e configurar um micro virtual (vm).

Criando uma nova máquina virtual

1 – Na interface principal do VirtualBox, clique sobre o botão “Novo”, localizado na parte esquerda superior do programa.

Interface VirtualBox

2 – Ao clicar no botão “Novo”, será aberta a janela do assistente de criação de máquina virtual, clique no botão “Proximo (N)”.

Criar nova máquina Virutal - VirtualBox

3 – Na janela seguinte, o VirtualBox solicita um nome para a nova máquina virtual, o sistema operacional e a versão do sistema a ser instalado. Após definir o nome e selecionar o sistema operacional, clique em “Próximo (N)”

Nome da máquina virtual - VirtualBoxSistema Operacional - VirtualBoxSistema Operacional - VirtualBoxEm nosso exemplos utilizamos o nome “Windows XP Virtual” para a máquina virtual, o sistema operacional escolhido foi o “Microsoft Windows” e a versão “Windows XP”.

4 – O passo seguinte é selecionar a quantidade de memória disponível para a máquina virtual. A quantidade de memória deve ser selecionada pela barra ou digitada no campo localizado a direita dela.

Para selecionar a quantidade de memória, devemos ter em vista que a quantidade de memória escolhida será alocada do micro físico, por isso definir uma quantidade de memória muito próxima da quantidade total de memória disponível no micro a ser instalada a VM poderá causar extrema lentidão tanto da máquina física quanto da máquina virtual.

Memória máquina virtual - VirtualBox

5 – Disco rígido virtual. Nesta janela faremos a definição de algumas opções do HD (disco rígido) a ser utilizado pela máquina virtual.

# Disco Rígido de boot – Esta opção indica se o disco a ser criado será utilizado para fazer o boot da máquina virtual, ou seja, se neste disco será instalado um sistema operacional

# Criar novo disco rígido – Esta opção deve ser selecionada caso não exista um HD criado anteriormente, ou mesmo já existindo um hd virtual, no caso de não querermos utilizar tal HD em nossa nova máquina virtual

# Utilizar disco rígido existente – Esta opção deve ser selecionada caso já exista um disco rígido criado anteriormente.

Disco rígido virtual (HD) - VirtualBox

6 – Se no passo anterior selecionarmos a opção “Criar novo disco rígido”, ao clicar no botão “Próximo (N)”, será aberto um assistente de criação de disco virtual. Esta janela não possui opções, pois serve apenas para informar um passo na criação de uma máquina virtual. Clique no botão “Próximo (N)”

Assistente de disco - VirtualBox

7 – A próxima tela nos permite escolher um entre dois tipos de armazenamento. Um dinamicamente expansível (O arquivo do disco rígido virtual aumenta conforme o uso do mesmo pelo sistema operacional, até que o limite estipulado na criação do mesmo seja atingida), e o outro de tamanho fixo, onde o arquivo utilizado pelo HD virtual será criado já com o tamanho estipulado na hora de sua criação.

Tipo de HD - VirtualBox

8 – Localização e tamanho do disco. A localização do disco virtual nos permite selecionar o caminho onde o arquivo será criado, permitindo assim salvar o disco virtual em um hd secundário ou mesmo em um dispositivo usb (pen drive, cartão de memória, etc).

Local e tamanho do disco virtual (HD) - VirtualBox

9 – A tela seguinte nos mostra o tipo de armazenamento (dinâmico ou fixo), o caminho onde o arquivo será salvo e o tamanho do disco rígido virtual. Ao verificar se as informações estão corretas, basta clicar em “Finalizar”.

Sumário de disco virtual (HD) - VirtualBox

 

10 – A última tela antes d finalizar a criação da máquina virtual é um sumário da mesma. Esta tela nos mostra o nome dado a máquina virtual, o sistema selecionado, a quantidade de memória principal e o disco rígido virtual utilizado para dar boot no sistema. Se tudo estiver certo, clique em “Finalizar”.

Sumário da máquina virtual (VM) - VirtualBox

 

11 – Após finalizar a criação da nossa nova máquina virtual, voltaremos a janela principal do VirtualBox, onde podemos ver a máquina virtual recentemente criada listada na parte esquerda do programa. Ao clicar uma vez sobre a máquina virtual, podemos ver algumas configurações da máquina na parte direita do VirtualBox

Lista de máquinas virtuais - VirtualBoxPronto, nosso primeiro micro virtual já está criado! Nos próximos artigos irei mostrar como alterar mais configurações e como instalar um sistema operacional em máquinas virtuais utilizando o VirtualBox.

One Response

  1. Geraldo Yamada

Leave a Reply