Virtualização: Instalando o VirtualBox no Windows

Assim como o VMWare, o VirtualBox também é um software de virtualização, porém ele é gratuito. Futuramente iremos utilizar micros virtuais rodando no VirtualBox, devido a isto irei mostrar neste artigo como proceder para instalar o VirtualBox.


1 – Faça o download do instalador do VirtualBox (clique aqui)

2 – Execute o instalador com um usuário administrador

001 - Instalacao do VM VirtualBox3 -Será aberta uma nova janela informando a versão do VirtualBox a ser instalada. Clique em “Next” para avançar a instalação

002 - Instalação do VM VirtualBox4 -A tela seguinte permite selecionar alguns componentes opcionais da instalação. É recomendável é fazer a instalação de todos os componentes.

# 1 – VirtualBox Application – O VirtualBox

# 2 – VirtualBox USB Support – Responsável por permitir que máquinas virtuais (VM’s) se comuniquem com dispositivos usb ligados ao micro físico (Mouse, teclado, pen drive, câmeras digitais e etc).

# 3 – VirtualBox Networking – Modos de rede opcionais (Por padrão o VirtualBox instala os modos NAT e Rede interna)
# 3.1 – VirtualBox Bridged – Permite conectar micros virtuais “diretamente” a rede física, tendo acesso a qualquer micro na rede.
# 3.2 – VirtualBox Host-Only – Permite conectar micros virtuais ao micro físico hospedeiro (Onde o micro virtual é criado e mantido).

# 4 – VirtualBox Python Support – Suporte a linguagem Python

003 - Instalação do VM VirtualBox5 – Selecione se você quer criar um atalho para o VirtualBox na área de trabalho (Desktop) ou na barra de acesso rápido (Quick Launch Bar)

004 - Instalação do VM VirtualBox6 – Aviso sobre interfaces de rede. A tela seguinte mostra um pequeno aviso que diz que a instalação da rede do VirtualBox irá desconectar seu micro temporariamente da rede e pergunta se você gostaria de proceder a instalação.

Caso você possa ficar sem acesso a rede por um curto período, clique em “Yes” para proceder a instalação. Caso contrário clique em “No” e a instalação será cancelada.

Obs: Caso você esteja fazendo um download ou algo do tipo, você pode deixar a janela de instalação do VirtualBox de lado, até que seu processo de rede acabe. Após a finalização do uso da rede, você pode clicar na opção “Yes”

005 - Instalação do VM VirtualBox7 – Para dar continuidade a instalação, clique no botão “Install”. Caso deseje voltar e fazer alguma alteração nas opções clique em “Back”

006 - Instalação do VM VirtualBox8 – A janela seguinte apenas mostra uma barra de processo da instalação do VirtualBox.

007 - Instalação do VM VirtualBox9 – Caso o UAC (Windows Vista e Seven) esteja ativo, ele solicitará permissão do usuário para fazer a instalação de um driver utilizado pelo VirtualBox e disponibilizado pela Oracle. Este driver é confiável e sua instalação deve ser permitida, clicando na opção “Sim”

008 - Instalação do VM VirtualBox10 – No passo 4 vimos a opção “VirtualBox USB Support”, caso ela tenha sido mantida selecionada (recomendado), o Windows apresentará a mensagem a seguir. Ela permite ao usuário permitir ou não a instalação do driver que permite a comunicação do VirtualBox com dispositivos USB conectados em portas físicas do micro hospedeiro. Clique sobre a opção “Instalar”.

009 - Instalação do VM VirtualBox11 – A janela abaixo avisa sobre a finalização da instalação e permite selecionar uma opção para executar o VirtualBox assim que o botão “Finish” for pressionado.

010 - Instalação do VM VirtualBox

12 – Abaixo temos a tela principal do Oracle VM VirtualBox.

011 - VM VirtualBox - Software de virtualizaçãoInstalação concluída, agora podemos escolher um ou mais sistemas operacionais e começar a criar nossas primeiras máquinas virtuais.

Leave a Reply