Wireless – Frequência, canais e interferência

A tecnologia wireless está presente no dia-a-dia de todos nós, seja em casa, no trabalho ou em um shopping. o wireless nos permite utilizar uma rede de computadores (e consequentemente a internet) sem nenhum cabo ou fio entre um notebook, tablet, vídeo game e etc.

Com isso conseguimos reduzir custos de infraestrutura em determinados cenários. Imagina que você queira ligar um Xbox 360 / Xbox One ou um PS3 / PS4 1 ou 2 cômodos após o local onde chega sua internet. Você precisaria quebrar paredes, comprar e instalar tubulações, passar cabos, preparar a conectorização (Necessitaria de ferramentas específicas como um alicate de crimpar) e etc.

O wireless permite que você compre um roteador wireless, configure o mesmo e simplesmente conecte o vídeo game (console) na rede wireless. Pronto, você já tem acesso a internet para jogar on-line. Porém existem algumas coisas que você precisa saber para que a sua rede wireless funcione da melhor maneira possível, estes pontos são mostrados no vídeo abaixo.

# As frequências mais comuns

– 900 MHz
– 2.4 GHz
– 3 GHz
– 5 GHz
– 24 GHz (Air FIber)

# Canais da frequência de 2.4 GHz

– 1 canal para cada 5 MHz iniciando em 2412 MHz (Canal 1)
– Largura de 22 MHz para cada canal
– Sobreposição de canais
– Site Survey

# Compatibilidade de dispositivos

– Dispositivos dual-band (Banda dupla / 2.4 GHz e 5 GHz)

# Interferências

– Forno de micro-ondas
– Telefone sem fio (sem a tecnologia Dect 6)
– Babá eletrônica de 2.4 GHz

Leave a Reply